Dicas sobre o Ballet Infantil:

 

Dica 01: A escolha de uma escola de dança e professor

É aconselhável que os pais procurem saber o histórico do professor, entender o pensamento e a filosofia da escola, bem como a maneira a qual o professor insere a criança na dança proporcionando recursos sem frustrar e, o mais importante, permitir que a criança desperte suas emoções.

O profissional que vai trabalhar com esta criança precisa ser muito consciente e saber muito bem o que está fazendo, pois ele despertará a habilidade do movimento da criança.
O ensino da dança, quando bem orientado, só traz ganhos futuros para qualquer indivíduo.

Dica 02: Sobre a Aula

Em primeiro lugar, ao iniciar o Ballet para crianças é necessário que se tenha informações claras de que a dança é como uma alfabetização corporal, para a vida toda. No início a criança aprende de maneira lúdica e temática, ou seja, com brincadeiras sempre adaptadas para cada idade e desenvolvimento.

Nas aulas, é trabalhada a consciência corporal onde aprendem também a comunicar-se e desenvolver-se artisticamente. Com o tempo vão aprendendo os passos básicos e assim adquirem técnica para escolher seu caminho na dança.
É muito importante o uso de uniforme adequado: collant, meia calça, sapatilhas e cabelos presos, pois só assim o professor pode observar melhor sua postura.

Dica 03: Benefícios e Estrutura

Uma criança que dança tem uma melhora significativa de concentração, comunicação, memória e habilidades.

Desenvolve também a sensibilidade, senso de grupo, disciplina, coordenação motora, auto estima, flexibilidade, postura e fortalecimento muscular.

As salas de aula devem ser arejadas, limpas e com piso adequado para evitar lesões. Outro ponto relevante é que os funcionários acolham as crianças e os pais e deem retorno sempre que solicitado.

Dica 04: Considerações finais

Os pais não devem obrigar nem pressionar a criança a fazer ballet. É importante que ela curta e sinta prazer em qualquer atividade escolhida.

Os valores das mensalidades variam muito dificultando assim a escolha dos pais porém, nada mais justo do que observar o custo X benefício, ou seja, se o que você paga condiz com o que você recebe.
Devido à tecnologia as crianças estão ficando cada vez mais sedentárias, com seus alinhamentos posturais limitados. É importante trazê-la para movimentar-se e brincar.